Você se preocupa com a foto do seu perfil em redes sociais profissionais?

Você se preocupa com a foto do seu perfil em redes sociais profissionais?

Navegando recentemente pela rede social de contatos profissionais LinkedIn comecei a analisar as fotos que as pessoas usam como imagem do perfil. Logo percebi que a preocupação com a imagem e o que ela pode passar não parece ser um motivo de atenção para os usuários. A quantidade de fotos que pareciam inadequadas para alguém que está procurando uma vaga de trabalho ou simplesmente mostrando seu currículo a empresas interessadas espantou-me. Uma pergunta me veio na mente: Você já parou por algum momento sequer para analisar se sua foto do perfil reflete o profissional que você é?

ilustração artigo LinkedIn 1

O exercício é simples: tente por alguns instantes esquecer quem você é e se imagine como recrutador ou executivo de uma empresa que está olhando para o seu perfil (e para sua foto consequentemente). Você acha que essa pessoa está vendo ali naquela imagem tudo que seu currículo profissional descreve?

Expressões populares como “a primeira impressão é a que fica” ou “uma imagem vale mais que mil palavras” mostram como a escolha errada de uma foto pode prejudicar sua carreira na hora de almejar uma vaga. Para ilustrar algumas situações que me deparei (algumas delas vistas muitas vezes inclusive) vou descrever abaixo o que considero um uso equivocado de imagem para perfil profissional. Para preservar o direito de imagem de cada indivíduo, vou apenas descrever a foto, mas será compreensível.

Fotos equivocadas para perfil profissional:

1 – Foto com uniforme de time de futebol, agremiações, clubes etc
A menos que você faça parte do quadro de funcionários do clube ou associação (jogador, técnico, comissão ou funcionários em geral), não use uma foto com camisa de um time, independente se for do País ou de fora. Esse tipo de foto passa a imagem de fanatismo e isso fará o recrutador pensar se essa característica não vai atrapalhar nas relações profissionais.

2 – Foto em festas, baladas, fantasiado(a) etc
A regra é bem parecida, se não for um animador de festa, dono de casa de shows ou algo parecido, não use esse tipo de foto. Elas transmitem a sensação de uma pessoa “festeira” que não se preocupa muito com obrigações.

3 – Fotos com roupas muito sexys ou ousadas
Se não for um(a) profissional do amor, esqueça de usar esse tipo de foto. Ela com certeza vai passar a imagem errada sobre você. Os recrutadores só pensarão duas coisas: ou essa pessoa vai gerar problema na empresa ou essa pessoa vai querer usar a sexualidade para conseguir algo na empresa.

4 – Fotos em pescarias, piscina, praia, férias etc
Há de se pensar o que é profissional e o que é lazer ou pessoal. Se o que você está fazendo no momento da foto não tem haver com o que você faz profissionalmente evite usá-la no perfil profissional.

5 – Imagens de desenhos animados ou personagens famosos
Acho que esse talvez seja um dos erros mais graves na minha opinião. Já de cara mostra que você tem um ar infantilizado, e isso pode prejudicar a sua carreira. A exceção é se você desenhou ou criou esse personagem ou se está ou esteve ligado diretamente na produção de tal. Ainda assim tem que ser algo que valha a pena.

6 – Fotos em dupla, trio, grupo etc
Acho que essa é a mais fácil de identificar o erro. Se tem mais de uma pessoa na foto como o recrutador vai saber que é o(a) dono(a) do perfil? Aqui também cabem como erradas as fotos com famosos e pessoas públicas.

7 – Fotos fumando, bebendo etc
Fotos em situações que são consideradas como algum tipo de vício também podem te atrapalhar no processo seletivo. Fumando, bebendo, jogando e coisas parecidas são alguns exemplos. Essas situações devem fazer parte da sua vida particular e social pessoal, não precisam estar expostas em um perfil profissional.

8 – Fotos escondendo o rosto
Nesse caso a primeira pergunta que vem na mente de um recrutador é: por que esse(a) candidato(a) está escondendo o rosto, o que ele(a) tem a esconder? Nesse caso específico não tem exceção, se não está mostrando o rosto é porque teme algo. Provavelmente o recrutador não vai te chamar para uma entrevista só para saber por que você está escondendo o rosto. Você vai ter que possuir um currículo mega ultra maxi excepcional para ser chamado em uma entrevista. Agora se você tem um currículo desses, não custa nada fazer uma foto legal para o perfil, não é mesmo?

9 – Perfil sem foto
O perfil sem foto também é uma representação de desleixo e isso pode influenciar na escolha. A única situação aceitável nesse momento é se você criou o perfil e ainda não tem uma foto boa para incluir. Nesse caso é melhor deixar sem nenhuma por um tempo do que usar uma foto ruim. Embora isso deva ser pensado antes, é uma situação comum de acontecer e deve ser resolvida o mais rápido possível.

Esses são alguns exemplos dentre tantos que vi, mas como regra geral use sempre o bom senso. Apesar de parecer em alguns momentos que há um julgamento prévio do(a) candidato(a) há de se lembrar que dezenas, centenas ou milhares de pessoas estão disputando uma vaga, e sairão na frente os que melhor se encaixarem nos pré requisitos da empresa. Se o que aparecer na imagem além de você não tiver ligação direta com o que você faz profissionalmente não use. O melhor é sempre usar uma foto que apareça somente você e que não esteja em uma das situações descritas acima. Caso tenha dificuldades, peça ajuda a um profissional ou a um amigo que entenda um pouco mais de fotografia.

Um abraço e obrigado pala leitura.