Dez coisas que você precisa saber sobre fotógrafos profissionais e suas fotografias

Dez coisas que você precisa saber sobre fotógrafos profissionais e suas fotografias

1740070_583399138419864_111398948_n

Com a chegada da era digital a banalização da fotografia está cada vez mais frequente. Hoje, todos se denominam fotógrafos simplesmente porque compraram um celular que tira foto. Há, no entanto, uma diferença entre esses fotógrafos de celular e fotógrafos profissionais. Para facilitar a vida de todos, aqui vai uma lista de dicas sobre fotógrafos profissionais:

1- Toda fotografia tem um autor. Como diz o texto da lei de direitos autorais, uma obra intelectual é de autoria de um espírito, portanto, AQUIVO, CEDOC, GOOGLE, INTERNET, REPRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO ou qualquer outra coisa parecida não podem ser autores de nada.

2- É obrigatório que cada fotografia seja acompanhada do crédito do autor, a menos que o mesmo autorize expressamente e claramente que o mesmo possa ser dispensado.

3- Você não pode usar uma fotografia para absolutamente nada a menos que o autor da mesma licencie, venda ou autorize expressamente o seu direito de uso. O fato de um fotógrafo ter colocado essa fotografia na internet, ter enviado por email, ter disponibilizado para visualização ou algo parecido não dá automaticamente o direito de uso da mesma.

4- Um fotógrafo profissional não entrega todas as fotografias feitas. Durante a sessão fotográfica há fotos que se apresentam com erros ou imperfeições como as de teste de luz, as que o equipamento falhou por algum motivo, as que possuem algo que desagrade na imagem, as que apresentam erros de modelos ou cenários etc., essas fotos são eliminadas e nunca serão entregues.

5- Um fotógrafo profissional é aquele que, além de saber fotografar, sabe editar seu material. Portanto, as imagens que um fotógrafo profissional entregar estão dentro dos padrões de qualidade do mesmo. Este é um item que necessariamente separa fotógrafos bons de fotógrafos ruins.

6- Em fotografia profissional a palavra EDITAR significa ESCOLHER. Ao editar seu material, um fotógrafo profissional está escolhendo as melhores imagens. O ato de melhorar uma imagem através de software chama-se TRATAMENTO.

7- O fotógrafo que entrega quantidades exageradas de imagens geralmente tem problemas no ato de fotografar ou na edição do material. Grandes quantidades de imagens são somente para grandes eventos. Esse é outro item que diferencia fotógrafos bons de fotógrafos ruins.

8- Antes de achar que um fotógrafo é caro ou barato procure saber quem você está contratando. Fotógrafos profissionais são diferentes de fotógrafos que compraram uma câmera semi-profissional e saíram vendendo serviço. Fotógrafos profissionais estudam muito, investem em equipamentos caros, fazem cursos de reciclagem, participam de seminários, adquirem boa cultura, por isso são de maior valor. Portanto, antes de compará-los veja se estão no mesmo nível.

9- A fotografia comercial feita por um fotógrafo profissional não é igual à fotografia feita por um fotógrafo amador ou por um iniciante.

10- Ao usar uma fotografia de forma irregular você pode estar infringindo até cinco leis, que podem resultar em processos e indenizações. As leis são:
• a Convenção Internacional de Berna
• a Constituição Brasileira
• a Lei do Direito Autoral
• a Lei da Propriedade Industrial
• o Código Penal Brasileiro